Atenção: sistema em testes, não estamos aceitando pedidos de CR. A previsão de lançamento do sistema é para junho de 2016.

Nossa, que texto imenso, vou ter que ler tudo isso?
Sim e Não ;-) Caso prefira segue abaixo (em construção) videos explicando todo o texto.

O que é o CR?
O CR é o "Certificado de Registro" perante o Exército Brasileiro. Com ele o jogador pode adquirir armas a gás (inclusive pistolas a gás) e miras optrônicas, como red dots. O certificado é válido por 3 anos, quando deve então ser renovado.

O CR pode ser emitido para o Brasil todo?
Não. Atualmente o projeto piloto é realizado na 5ª Região Militar (Paraná e Santa Catarina), pelo que pelo momento estamos aceitando pedidos de CR somente para estes dois Estados. Com o amadurecimento do projeto a intenção é difundir o sistema para todas as demais Regiões Militares.

Eu posso fazer o CR diretamente no Exército ao invés da Parabellum?
Sim, cada pessoa pode fazer o seu CR diretamente no Exército. Entretanto, para a modalidade de CR que a Parabellum emite (ATIRADOR ESPORTE DE AÇÃO COM ARMA DE PRESSÃO), o jogador deve ser filiado a alguma entidade de tiro, como um clube de tiro ou grupo de Airsoft, entidades estas que devem possuir registro no Exército como pessos jurídica. Fazendo o CR através da Parabellum a filiação é automaticamente concedida a todo solicitante de CR por nosso sistema, válida tal associação pelo prazo do CR. Qual seja, pela Parabellum você não terá que se associar a nenhum clube de tiro nem ter despesas para tanto.

Qual o prazo médio de tempo que demora para ser emitido o meu CR?
O sistema da Parabellum é altamente automatizado, e os processos são todos montados, verificados e filtrados a fim de que somente os processos completamente perfeitos são enviados para homologação do Exército. Isto é feito pelos servidores contratados pela Parabellum. Devido a Parabellum fazer toda a parte de filtragem e verificação dos processos, o Exército recebe da Parabellum somente processos aptos a registro já em sua fase final, de aprovação. Devido a isso o prazo de emissão de CR através da Parabellum é sem dúvida um dos mais rápidos de todo o Brasil, sendo o CR emitido, via de regra, em menos de 30 dias.

Isso quer dizer que a Parabellum emite o CR diretamente?
Não. A única entidade que pode emitir o CR é o Exército. O que a Parabellum faz é, após ter sido autorizada a atuar como Entidade Auxiliar de Fiscalização, é realizar cerca de 90% das etapas burocráticas do processo, como emissão e verificação de certidões, montagem de processos, validação de guias de pagamento, entre outras etapas que tomam um grande tempo do Exército. Ainda assim após todas estas tarefas entregamos o processo ao Exército para que ele dê seguimento a parte final de emissão do CR.

O que eu vou necessitar para pedir o meu CR?
Após preencher todos os dados em nosso sistema e pagar pelo serviço, o sistema gerará uma procuração, a fim de que a Parabellum possa requerer o CR em seu nome, e também emitirá uma folha especial dos Correios. Você deverá reconhecer firma em tal procuração, colocar em um envelope e, por fora deste envelope, colar a folha de endereçamento. Tal folha é uma autorização especial de postagem sem custo dos Correios. Com esta folha colada no envelope você não vai necessitar sequer enfrentar fila nos Correios, bastará colocar o envelope fechado na "caixa de postagem" que toda agência dos Correios possui. Para o Estado do Paraná, infelizmente, é necessário um segundo documento que somente você pode solicitar: a "certidão negativa de feitos distribuidos", uma certidão que pode ser retirada no Fórum da Justiça Estadual de sua cidade. Em Santa Catarina o sistema é todo informatizado e não é necessário requerer tal certidão.

Caso a minha certidão de feitos ajuizados não seja negativa (ou seja, eu possuo um processo), o que devo fazer?
Basta solicitar ao cartório onde corre o processo uma certidão narrativa. Esta certidão será apresentada ao Exército em seu pedido de CR. Não se preocupe porque todo cidadão está sujeito a ter um processo, como, por exemplo, sobre um acidente de trânsito, e isso geralmente não impede e emissão do CR. Entretanto, se houver processos onde a pessoa seja acusada criminalmente em crimes com grave violência a pessoa, entre outros, o CR pode vir a ser negado. A Parabellum também emite certidões negativas de inquéritos policiais para todo solicitante de CR, e havendo algum inquérito policial vamos lhe contatar para que seja apresentada justificativa ao feito, a fim de que o Exército receba a certidão já com sua justificativa.